sexta-feira, 7 de maio de 2010

Arrependimento?


Não é tenso quando pensamos que se algum dia tivessemos feito uma outra escolha, se empenhado mais... se tivessemos feito diferente, talvez hoje fossemos felizes? Não que nao sejamos felizes... Mas poderiamos ser MAIS felizes.
Certa vezes me lembro de escolhar que fiz pensando no bem dos meus proximos, mas nao pensei em mim. Escolhas que fiz sem ter escolhido (ou pelo menos notado que estava escolhendo).
Erramos? E muito! Nos arrependemos? Amargamente! Mas eu acho que se tivessemos escolhido outra coisa e nao tivesse dado certo tambem nos arrependeriamos.
A verdade é que não temos uma bola de cristal que possa nos dizer o que é o certo. É como eu sempre digo, não... Nem eu sei o que eu sempre digo.
Na verdade a gente nem sabe do que tá se arrependendo, entao começa a procurar o "do que se arrepender" e acha. Por que o ser humano nunca esta satisfeito? Não seria mais facil sermos felizes do jeito que estamos e pronto?
As vezes eu acho que nao tem sentido em tudo isso, mas as vezes tbm penso que nao sou a unica "sem sentido" nesse mundão.
Queria poder ler mentes, saber o que as pessoas REALMENTE sentem! Poder ver o que são quando ninguem esta vendo. Queria saber se por algum acaso eu sumisse, alguem sentiria falta. Queria saber que choraria por mim. Queria saber quem REALMENTE se importa. Por que o real muitas vezes se mostra ficticio, e ao fim nao sabemos de NADA.
Se apaixonar pelo desconhecido. Incrivel capacidade humana. Incrivel? Despresivel! Isso sim!
Já dizia Renato Russo: "...se voce quiser alguem em quem confiar, confie em si mesmo."
É a frase que mais faz sentido em tempos atuais.
Temos que desconfiar das pessoas em que mais confiamos pelo simples fato delas serem PESSOAS. Pessoas que se enganam, tem indules diferentes. Pessoas que mentem, mas amam. Pessoas que erram, mas se arrependem. Pessoas que nos decepcionam. Aprendi a confiar em mim, e desconfiar dos outros. Aprendi a calar e a ouvir. Aprendi a montar na minha cabeça um esquema de personalidades pra tentar entender cada pessoa. Mas na verdade NINGUEM se mostra ser o que realmente é!
Todos mudam quando estao em bando. Ou procuram chamar atençao pra si, ou se escondem pra nao serem notados. Fingem ser interessantes e descolados, ou se fazem de vitimas para serem alvo da dó alheia. Fingem gostar do que nao gostam e repudiar o que amam. Negam seus principios, mudam de opnião. Dizem "eu te amo" sem realmente amar, dizem que odeiam sem nem ao menos experimentar. Experimentam sem querer, e fingem gostar.
E depois... quando se esta sozinha em casa, num quarto escuro, sem ninguem, você chora. Por que mesmo tendo momentos felizes, você é uma pessoa triste. Por que seus amigos que na verdade nao passam de falsas imagens do que querem mostrar ser quando estao em bando, no intimo, nao te conhecem. Assim como voce nao os conhece. No escuro, no intimo, no sozinho, voce mostra quem realmente é. E nem sempre esse voce agrada aos outros. E quando voce que toda sua vida e a vida dos que te rodeiam nao passam de meras ilusoes vc se arrepende. Mas se arrepende do que? De ter vivido?
Não se há um proposito, ou uma liçao de moral assim como nas fabulas que ao fim sempre sao ditas por que se somos verdadeiros e nos entregamos, nos decepcionamos. Pq as pessoas nao nos correspodem.
Sabe o que mais eu aprendi? Nem sempre (ou na maioria das vezes) as pessoas vao ter a mesma consideraçao que vc tem por elas, por voce.
Pra nao se arrepender, ou decepcionar temos que finalmente aprender a não amar, a nao gostar. E como isso é impossivel nao vejo mais sentido nenhum em tudo aquilo que estou escrevendo.
Só sei que vou continuar sendo a pessoa que ama, que ajuda sem esperar nada em troca, que aprendeu a nao se decepcionar. Afinal de contas. Essa sou eu. Humana. Fraca. Decepcionamente. Mas ao fim do dia... FELIZ. Feliz por ter aprendido a identificar aqueles que nao sao o que mostram.